Tuesday, April 5, 2011

Bolo de Chocolate

Vinham uns amigos cá a casa e achei que devia recebe-los bem, fiz este bolo de chocolate!

A pedido de várias famílias aqui fica a receita. Foi inspirada numa receita que me deram feita por "canecas", no entanto não a segui completamente à risca, gosto sempre de inventar!

Bolo de Chocolate
(versão alterada por mim)

- 4 ovos
- 2/3 chávena leite
- 1/2 chávena óleo
- 1 chávenas farinha
- 1/2 chávena de maizena
- 1 e 1/2 chávenas açúcar
- 2/3 chávena chocolate em pó (não tinha chocolate suficiente e por isso adicionei uma colher de sopa de cacau em pó para perfazer a quantidade necessária)
- Fermento em pó (uma colher de chá) 


Nota: a chávena que usei tem aprox. 300 ml

Preparação:
1. Separam-se as gemas das claras. (Acho que pode ser feito sem separar, mas na minha opinião, as claras em castelo tornam o bolo mais fofinho.)
2. Batem-se as gemas com o açúcar até obter uma mistura homogénea, adiciona-se o óleo e envolve-se no preparado anterior. De seguida adicionam-se a farinha, a maizena, o chocolate em pó, o fermento e por fim o leite. Bate-se até se obter uma mistura homogénea.
3. Bate-se as claras em castelo e envolvem-se no preparado anterior.
4. Unta-se a forma e leva-se ao forno a 220º até que esteja cozido (não me recordo do tempo que demorou).
(Nota: A temperatura depende muito do formo que se tem, por isso é meramente indicativa.)

No comments: