Saturday, June 25, 2011

Os 3 R's para o ambiente

Não sou nenhuma "expert" no assunto, mas tento ser minimamente consciente em termos ambientais.

Por ordem de importância (para mim, não sei se será assim em geral):

1. Reduzir
De longe o mais importante. Quanto menor o nosso consumo de coisas supérfluas (ou não) que em geral vêm embaladas em pelo menos uma caixa ou um saco, com mais sacos e saquinhos por dentro... Fico realmente chateada com o abuso de embalagens e sobre-embalagens a que os consumíveis são submetidos... e no fim são tudo resíduos!
Infelizmente acho que é o R mais difícil de concretizar.

2. Reutilizar
É dar uma nova funcionalidade a algo que já não serve para o que estava destinado.
Nesse sentido, guardo e reutilizo ao máximo tudo o que posso. Frascos de vidro e plástico como recipientes para novos produtos (exemplo: farinhas, açúcar, arroz, botões e utensílios de costura, etc...).
Reutilizo caixas de papel e cartão por exemplo para fazer divisórias em gavetas (forro essas caixas com papel de embrulho de presentes que tenha recebido antes - e portanto, reutilizado também!).
É só dar asas à imaginação e chegamos facilmente à conclusão de que nem tudo é lixo!

3. Reciclar
É o processo de transformação física e/ou química que permite transformar resíduos de determinado material em novos produtos/embalagens (exemplo: papel, plásticos, vidros...)
Reciclar é o verbo que vejo muita gente utilizar quando se quer referir à separação dos resíduos nas categorias recolhidas no ecoponto. No entanto acho que reciclar, na verdadeira acepção da palavra, está um pouco fora das nossas (cidadão comum) possibilidades de concretizar.
Nesse sentido a separação pode de facto ser um contributo para que possa ser feita (posteriormente) a reciclagem.
E eu separo o lixo, aquele que não consegui reduzir nem reutilizar... e que infelizmente é muito.

Confesso a minha ignorância, se alguém me conseguir esclarecer agradeço, gostava de saber até que ponto os resíduos que separamos e colocamos no ecoponto são de facto reciclados?? Qual é o destino desse  lixo?? Vou investigar...

No comments: